Mercadante: a hora é de união para combater o narcotráfico
O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), líder do governo no Senado, pregou da tribuna a união do governo federal com os governos estaduais para combater o narcotráfico, como foi feito pela Itália para acabar com a máfia. Ele informou que o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, terá um encontro com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para discutir a segurança da população do Oeste paulista, onde estão concentradas 19 penitenciárias.
- Não podemos recuar frente ao crime organizado, ao PCC, ao Comando Vermelho, a Fernandinho Beira Mar. Não podem intimidar as autoridades deste país. A hora é de união para construir uma política de desmantelamento dessas organizações criminosas - afirmou.
Depois de lamentar o assassinato do juiz de execuções criminais Antônio José Machado Dias, Mercadante concordou com as manifestações da população de Presidente Prudente, que reclamou da insegurança por conta do presídio do município.
- A população tem um justo sentimento de desproteção, mas o PT entende que não é hora de atacar o governo de São Paulo e, por isso, não participou das manifestações. Temos de pensar numa política de segurança para os municípios do Oeste paulista para compensar a concentração de presídios - sugeriu.
Para ele, o governo Luiz Inácio Lula da Silva tem tomando providências para combater o crime organizado, citando a presença do Exército nas ruas do Rio durante o Carnaval, a busca de uma nova inteligência para combater o narcotráfico e a contratação de 4.500 novos agentes pela Polícia Federal. -É evidente que tudo isso é feito enquanto se executam políticas sociais preventivas em educação, emprego, alimentação e cidadania. É isso que vai diminuir a violência no país-, observou Aloízio Mercadante.
17/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Malta apresenta sugestões para combater narcotráfico
Brasil e Peru vão firmar parcerias para combater narcotráfico nas fronteiras
Jayme Campos apoia criação de Ministério da Segurança para combater o narcotráfico
Autoridades cabo-verdianas querem parceria para combater o narcotráfico no Atlântico Sul
Valdir Raupp pede mobilização das Forças Armadas para combater narcotráfico nas fronteiras
Arthur Virgílio defende adoção de medidas mais enérgicas para combater o narcotráfico