Mercadante celebra os 30 anos do PT e diz que governo Lula mudou a história do país



O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) celebrou nesta quinta-feira (18) os 30 anos de fundação do PT, afirmando que "há muito que comemorar", especialmente o que classificou como "o melhor da história do PT": o balanço do governo Lula. O senador citou dados e números que, segundo ele, comprovam que o PT e Lula mudaram a história do Brasil.

- Não foram fáceis esses 30 anos: primeiro, derrotar a ditadura; depois, numa época em que só havia dois partidos - oposição e situação -, dizer que era importante um novo partido e construir novos programas, novos caminhos - afirmou.

Mercadante destacou a estabilidade econômica, a inclusão social e a distribuição de renda e a atuação na política externa como conquistas dos últimos sete anos do governo Lula. O senador disse que essa é "a melhor herança que o partido poderia deixar", assinalando que o reconhecimento do povo é comprovado pela aprovação de 80% da população medida em pesquisas de opinião pública.

O senador fez comparações com o governo Fernando Henrique Cardoso e listou o que considera as mudanças feitas pelo governo Lula. Ele disse que, antes de Lula, não houve um governo que se dispusesse a transferir renda, a promover a inclusão social e a abrir oportunidades para a maioria do povo.

A senadora Marina Silva (PV-AC) disse, em aparte, que o legado apresentado por Mercadante tem um pouco da sua contribuição, pois saiu do partido há apenas cinco meses. Marina assinalou que é preciso integrar as conquistas dos últimos 16 anos, porque os resultados ostentados por Mercadante são fruto de um acordo social.

- Temos um futuro e não podemos engessar o Brasil numa disputa entre a contribuição do governo do presidente Lula e a contribuição do governo do presidente Fernando Henrique, ainda que tenhamos que reconhecer os avanços e os erros de cada um deles ou aquilo que não foram capazes de resolver - afirmou.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse, em aparte, que o PT cometeu erros, mas tem procurado saber como prevenir e corrigir esses erros. Ele também festejou a compatibilização do crescimento econômico com a inclusão social.

Mercadante anunciou que o partido realizará a partir desta sexta-feira (19), em Brasília, o seu 4º Congresso Nacional, com a presença de 1.400 delegados. A nova direção do partido, eleita por voto direto e secreto de 500 mil militantes, tomará posse a partir desse Congresso. 



18/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lula mudou as feições do país, diz Maguito

Mercadante reconhece que o PT mudou de posição quando virou governo

Mercadante: Getúlio deixou sua marca para sempre na história do país

Lula: Constituição foi um grande momento da história do país

Mercadante: viagens de Lula ao exterior melhoram a imagem do país

Mercadante diz que PT não mudou posição sobre Sarney