Mercadante contesta PSDB: carga tributária não aumentou e nem vai aumentar



O líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), contestou os números apresentados pelos líderes do PSDB e garantiu que não está havendo aumento de carga tributária.

- Este é o primeiro ano, dos últimos nove anos, em que não houve aumento de carga tributária, e eu acrescento que no ano que vem também não haverá - disse Mercadante.

O parlamentar explicou que o fato de alguns tributos aumentarem para alguns setores não significa aumento da carga total.

- Aumento da carga tributária é um conceito que se aplica quando o volume de impostos, a massa da arrecadação, aumenta em relação ao Produto Interno Bruto. E isso não está acontecendo. Além disso, o aumento na alíquota da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) em alguns setores de serviços com grande número de mão-de-obra será compensado pela desoneração da folha de pagamentos - disse.

Mercadante admitiu que setores como educação e saúde poderão ter tratamento especial para que não haja sobrecarga fiscal sobre eles com o aumento da alíquota da Cofins de 3% para 7,6%, com o fim da incidência em cascata sobre cada etapa da produção.

O líder do governo disse que a reforma tributária, que será votada em segundo turno nesta quarta-feira (17), garante a desoneração da folha de pagamentos, o fim da incidência em cascata da Cofins sobre os produtos industrializados, a introdução do Supersimples e, para 2005, o início de um gatilho para redução progressiva da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), além da racionalização de todo o sistema.

- O único aumento tributário real que o governo terá será a incidência da Cofins sobre produtos importados com similar nacional também tributados - disse.

Mercadante acrescentou que o governo fez uma calibragem cuidadosa entre o aumento da Cofins que pode prejudicar o setor de serviços e a desoneração das folhas de pagamento. O mesmo se aplica aos setores que vão ser beneficiados com o fim da incidência em cascata da Cofins.



16/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Compromisso do Senado é não aumentar carga tributária, diz Ana Júlia

Líder do PSDB critica aumento da carga tributária

Alvaro Dias diz que PSDB não aceitará reposição de carga tributária

Alvaro Dias diz que PSDB não aceitará reposição de carga tributária

Heráclito diz que Lula enganou prefeitos e critica ideia de aumentar carga tributária

Carga de energia gerada pelo Sistema Interligado Nacional aumentou 2,6% em junho