Mercadante critica ações do Parlamento Europeu e do governo da Espanha contra imigrantes
Durante a ordem do dia, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) encaminhou à Mesa requerimentos de voto de censura ao Parlamento Europeu e ao governo da Espanha por decisões adotadas em relação aos imigrantes. O Parlamento Europeu aprovou, nesta quarta-feira (18), projeto que estabelece a prisão por até 18 meses e a expulsão de imigrantes ilegais. Já o governo da Espanha, de acordo com o senador, planeja criar mecanismos para remover imigrantes brasileiros do país, mesmo os legalizados.
- A União Européia é um exemplo de processo de integração diplomática muito além dos interesses comerciais e econômicos. Eles buscaram integrar o mercado de trabalho e a legislação migratória. É um retrocesso político não considerar os imigrantes ilegais como parte de um problema social e da diplomacia internacional e criminalizar os imigrantes como está se fazendo agora - comentou o senador.
Ao criticar a postura do governo espanhol, Mercadante lembrou que a Espanha enviou ao Brasil em torno de 800 mil imigrantes, que foram bem acolhidos pela sociedade e pelo Estado.
Os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Inácio Arruda (PCdoB-CE) associaram-se ao requerimento. O parlamentar pelo Ceará lembrou que a decisão do Parlamento Europeu foi contestada inclusive dentro da União Européia. Já Arthur Virgílio argumentou que a Europa deve promover reformas estruturais, definindo a melhor forma de aproveitar a mão-de-obra dos imigrantes, e não excluí-los.
18/06/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Iris critica ações do governo paulista contra incentivos concedidos por Goiás
Mercadante: serei um procurador do governo no Parlamento
CPI da Espionagem terá videoconferência com Parlamento Europeu
CPI da Espionagem troca informações com Parlamento Europeu
Presidente de parlamento europeu visita Assembléia
CPI discute espionagem dos Estados Unidos com Parlamento Europeu