Iris critica ações do governo paulista contra incentivos concedidos por Goiás



A ação de inconstitucionalidade impetrada pelo governo de São Paulo contra programas de incentivo à industrialização do estado de Goiás motivou críticas do senador Iris Rezende (PMDB-GO) à guerra fiscal que se observa em todo país. Para o senador, fica a impressão de que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, tem como objetivo concentrar as principais indústrias somente em seu estado. Iris apelou ao estado mais rico do país para que "deixe os pequenos e médios estados crescerem".

O programa Fomentar é um dos que despertaram a oposição de São Paulo, comentou o senador. Criado em 1984, na época em que Iris era governador de Goiás, o Fomentar permite o financiamento de 70% dos impostos da indústria instalada no estado pelo período de dez anos.

Na avaliação do senador, enquanto os estados mais pobres sofrem prejuízos econômicos, São Paulo tem que arcar com o inchaço de suas cidades e, por conseqüência, com o aumento da violência. Segundo Iris, como não são criados empregos nos seus estados de origem, as pessoas se vêem obrigadas a migrar para São Paulo, um estado que oferece mais oportunidades de trabalho.

Acreditar que os estados do interior do Brasil têm que se limitar à sua vocação agropecuária é, na opinião do senador, uma postura preconceituosa. Iris entende que é necessário acabar com os abismos socioeconômicos que separam as diferentes regiões do país.

02/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bohn Gass comemora incentivos concedidos pelo governo gaúcho

Mercadante critica ações do Parlamento Europeu e do governo da Espanha contra imigrantes

Fernando Bezerra quer rever incentivos fiscais concedidos "a toque de caixa"

Iris de Araújo cobra serenidade e ações concretas do atual governo

Mauro Miranda cobra do governo de Goiás ações na área de segurança

Atitude do governo paulista para economizar água pode prejudicar Goiás, diz Miranda