Mercadante diz que Brasil "deu um salto de qualidade"



O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), disse ser inegável que o Brasil "deu um salto de qualidade" nos últimos anos. O comentário do senador foi feito nesta terça-feira (22), em reunião da comissão que debateu critérios de classificação de risco, o Risco Brasil e as perspectivas do país para atingir o grau de investimento com representantes da Standard & Poor's.

O país, segundo Mercadante, tem melhorado tanto na qualidade de sua dívida como nos fundamentos macroeconômicos. Embora ainda tenha desafios pela frente, o país pode avançar ainda mais, como ressaltou. O parlamentar destacou que tem havido melhora na evolução da relação dívida-PIB (Produto Interno Bruto), no volume de crédito e nas reservas cambiais.

- Nos últimos dez anos, houve uma evolução espetacular do comércio exterior e, nos últimos quatro anos, dobrou o volume de exportações - disse o senador, ao comentar o assunto com a diretora de Ratings Soberanos da Standard & Poor's para a América Latina, Lisa M. Schineller.

Sobre as notas de avaliação de risco, Mercadante observou que, desde a crise da dívida externa em 1982, essas análises passaram a ser uma referência importante. Disse ainda que a agência que menos errou com o Brasil foi a Standard & Poor's. Para o senador, embora a classificação de risco do Brasil ainda seja muito conservadora, é importante esse reconhecimento da melhora da economia no país.



22/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para FHC, Brasil ainda precisa dar salto de qualidade

Brasil é ouro no salto com vara e no salto em distância

Luiz Henrique: domínio da informática permitiu salto de qualidade na saúde

Brasil vai dar salto de infraestrutura, afirma Dilma

Qualidade Brasil: Salão IPT/Sebrae-SP leva qualidade às pequenas empresas

'São Paulo Estado de Qualidade' é tema do Salão e Seminário Qualidade Brasil