Luiz Henrique: domínio da informática permitiu salto de qualidade na saúde
O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) afirmou, nesta quinta-feira (24), que a instituição no país da Política Nacional de Informática (PNI) e o ato internacional que permitiu ao Brasil construir e colocar no espaço dois satélites de observação terrestre foram eventos fundamentais no sentido de oferecer ferramentas que melhoram a prestação de serviços de saúde.
O senador disse ter participado, nesta quinta-feira, do seminário interativo Caminhos para a Inovação 2013, que teve como tema “Ciência no futuro da saúde e dos esportes”, no Interlegis, programa executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB ), um órgão da estrutura do Senado. Na ocasião, Luiz Henrique analisou o papel da pesquisa científica e tecnológica no desenvolvimento da saúde e defendeu a importância desses dois eventos para que houvesse um salto de qualidade no setor.
Luiz Henrique explicou que, graças ao domínio da informática, o país conta com uma telemedicina extraordinária, com prontuários eletrônicos nos interiores que permitem um controle e uma economia na prestação da atenção básica à saúde e com aparelhos cada vez mais fantásticos que propiciam uma evolução no atendimento.
- A informática permitiu a quase infalibilidade nos exames laboratoriais. A informática permitiu a microcirurgia e o sucesso das intervenções, no interior do corpo, por cateteres que reproduzem os sinais da doença através de imagens de computador. A informática vem permitindo uma série de novos eventos e de novos aparelhos – elogiou.
Em relação aos satélites instalados para observação terrestre, Luiz Henrique afirmou que eles permitiram aos municípios aprimorarem seus cadastros e, com isso, terem uma ferramenta segura para o planejamento urbano.
- E aí também a saúde teve um ganho muito importante. É que a localização da rede de ambulatórios, de centros de saúde, de policlínicas, passou a ser realizada através dessa ferramenta, que permitiu adequar a instalação daquele serviço à proximidade da população – explicou.
Além de beneficiar a saúde, Luiz Henrique acrescentou que os satélites permitiram ao Brasil identificar os desmatamentos, controlá-los e reduzir, como vem reduzindo, ano a ano, a derrubada de árvores no seu território.
24/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Luiz Henrique propõe debate sobre queda de qualidade das universidades brasileiras
Atenção à saúde animal rende bons negócios a Santa Catarina, diz Luiz Henrique
Mercadante diz que Brasil "deu um salto de qualidade"
Para FHC, Brasil ainda precisa dar salto de qualidade
Brasil é ouro no salto com vara e no salto em distância
Luiz Henrique lê mensagem das cooperativas aos parlamentares