Mercadante diz que Venezuela não deve ser empurrada para fora da área de influência da América do Sul
O líder do PT, senador Aloizio Mercadante (SP), disse nesta quarta-feira (9), durante a discussão sobre o ingresso da Venezuela no Mercosul, que o Brasil não pode empurrar aquele país para fora da zona de influência da América do Sul. Isso, levando-se em conta a relevância do comércio com aquele país que é a terceira economia da região, o sétimo parceiro comercial do Brasil e responde por 20% do superávit comercial brasileiro.
Mercadante argumentou que o Brasil tem um papel decisivo na integração da América do Sul e, por isso, não pode tomar uma atitude isolacionista, como fizeram os Estados Unidos na Era Bush. O senador defende a adoção, pelo Brasil, de uma postura de tolerância, com "um olhar com generosidade" para a Venezuela.
- Olhar nessa direção significa entender que a América do Sul precisa se integrar e nós temos papel decisivo nessa integração - afirmou.
Mercadante assinalou a prevalência da União Europeia como bloco econômico forte, lembrando que isso se deu com a absorção de países do leste europeu que são democracias inacabadas.Defendeu ainda que a integração seja feita com a defesa, pelo Brasil, dos valores democráticos.
09/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Amazônia deve ficar fora de área para plantio de cana-de-açúcar, anuncia ministro Stephanes
Agripino se preocupa com influência negativa da Venezuela sobre o Brasil
Agripino externa preocupação com influência negativa da Venezuela sobre o Brasil
Quintanilha: crise na Venezuela é um alerta para democracias da América do Sul
Mercadante anuncia MP para beneficiar crianças deficientes que estão fora da rede pública de ensino
Embratur realiza ação na Venezuela para promover destinos brasileiros na América do Sul