Mercadante elogia política educacional de Lula e critica ensino em São Paulo



Relatando participação em cerimônia de inauguração do novo campus da Universidade Federal do ABC, na cidade de Santo André (SP), o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) disse nesta quinta-feira (27) que o governo federal está fazendo um esforço para retomar a ampliação das universidades federais. Ele assinalou que já foram construídas 16 novas universidades em todo o país e outras 135 extensões, que são campi de expansão da rede pública federal de ensino.

- Por muito tempo, as universidades federais estavam quase que abandonadas, sem prestígio, sem apoio, sem valorização, e hoje temos não só a recuperação dessas universidades, da qualidade do ensino, mas, principalmente, a expansão em áreas extremamente críticas - afirmou.

Segundo Mercadante, a média nacional de vagas públicas no ensino superior no Brasil é de 17%, sendo que o estado de São Paulo tem o pior índice, apenas 9% dos alunos universitários têm acesso às universidades públicas. O senador salientou que o governo estadual destina 10% de toda a receita do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o financiamento das universidades estaduais.

- Fiz a minha graduação na USP, o meu mestrado e o curso de doutorado na Unicamp. São Excelentes universidades. Mas o acesso ao ensino público gratuito [em São Paulo] é muito pequeno, só 9%, o pior índice do Brasil - disse.

Mercadante ressaltou que o governo Lula está revertendo esse quadro, chegando a 19 mil alunos da rede federal de ensino em São Paulo e com a expansão da Universidade Federal do ABC para cursos como Economia e Direito. O senador citou também outros investimentos feitos em São Paulo, como a obra do Rodoanel, que contou com R$ 1,2 bilhão do governo federal

- Igualmente importante, eu diria, é a rede de escolas técnicas federais. Desde Nilo Peçanha, foram construídas no Brasil 140 escolas técnicas federais. O Governo Lula vai entregar, ao final do seu mandato, 214 novas escolas técnicas federais. Na semana retrasada, inaugurou, no Rio Grande do Norte, sete novas escolas no mesmo dia. Portanto, estamos fazendo mais em oito anos do que foi feito em quase cem anos da história da República - avaliou.



27/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ex-presidente Lula elogia política educacional do atual governo

José Jorge critica política educacional do governo Lula

Marta Suplicy elogia política nacional de mobilidade urbana e critica governo e prefeitura de São Paulo

JOEL DE HOLLANDA ELOGIA POLÍTICA EDUCACIONAL DO GOVERNO

Gobbi critica política educacional das administrações do PT

Ademir Andrade critica política educacional do governo federal