Mercadante elogia proposta de Sarney de priorizar reforma política



A idéia do presidente do Senado, José Sarney, de priorizar a reforma política é -uma excelente agenda-, na opinião do líder do governo na Casa, senador Aloizio Mercadante (PT-SP). Conforme disse ele nesta segunda-feira (3), as últimas eleições deram muitos subsídios para se aprimorar o sistema político no Brasil.

- É evidente que existem distorções que precisam ser superadas, como as legendas de aluguel, a questão da fidelidade partidária, o problema do acesso à televisão, o critério de representação das bancadas na Mesa e o poder econômico - afirmou.

A eleição dos suplentes dos senadores é outro tema importante a ser tratado em uma reforma política, Mercadante acrescentou. Alguns partidos, como o PT, têm assegurado a qualidade da suplência, mas isso não é uma regra geral e já ocorreram situações que prejudicaram a qualidade da representação, disse.

Ainda de acordo com o líder do governo, o Senado já deu uma contribuição importante à reforma política, apresentando vários projetos de lei -que estão paralisados na Câmara-.

- Precisamos retomar essa discussão e dar a importância necessária - completou o senador, salientando que a democracia está cada vez mais consolidada no país e, agora, longe das eleições, é possível fazer uma reforma definitiva que dê estabilidade às regras da disputa eleitoral.



03/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney elogia 'reforma política fatiada' e crê em votação

Ministros discutem proposta de reforma política "fatiada" com Sarney

Vital do Rêgo elogia Sarney e diz que momento de votar reforma política é agora

Ideli diz que PT deve priorizar PAC e reforma política

Governo também quer priorizar reforma política

José Agripino quer priorizar a reforma política