Sarney elogia 'reforma política fatiada' e crê em votação



O presidente do Senado, José Sarney, elogiou, nesta quarta-feira (11), a estratégia adotada pela Comissão Especial da Reforma Política de "fatiar" as decisões em diferentes projetos. Na tarde desta terça-feira (10), o colegiado encerrou as atividades com a aprovação de mais duas propostas, uma sobre sistema eleitoral - com a instituição de listas fechadas nas eleições proporcionais para deputados e vereadores - e a outra sobre financiamento exclusivamente público de campanhas eleitorais.

- Assim temos assuntos tópicos: aqueles que têm consenso e aqueles que não têm consenso. Vamos para a discussão dos projetos e resolver esses casos tópicos - afirmou o parlamentar.

Ao todo, a comissão aprovou 11 textos que modificam a legislação eleitoral. Três deles tramitarão sob a forma de projetos de lei do Senado (PLS); os outros oito, como propostas de emenda à Constituição (PECs).

- O senador Dornelles [presidente da comissão da reforma política] me comunicou ontem que já tomaram todas as decisões e que agora vão apresentar os projetos que já estão prontos e vamos apresentar à Comissão de Constituição e Justiça para imediatamente darmos um encaminhamento de votação na Casa - assinalou Sarney.

A expectativa, segundo o senador, é votar as propostas no Plenário antes do segundo semestre deste ano, para que as mudanças tenham efeito já nas eleições municipais de 2012.

- Acho que antes do segundo semestre nós estaremos com a solução da reforma política resolvida no Senado - disse Sarney.



11/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministros discutem proposta de reforma política "fatiada" com Sarney

Mozarildo sugere reforma política fatiada

Marco Maia: reforma política poderá ser fatiada

Tião Viana defende "reforma política fatiada" em evento da OAB

Tião Viana defende "reforma política fatiada" em evento da OAB

Executivo apresenta ao Congresso proposta "fatiada" de reforma política