Mercadante exalta moderação do Senado na negociação de projetos importantes



O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante, exaltou "a moderação, a racionalidade e o espírito público" demonstrados pela Casa na construção de acordos para a votação de matérias relevantes para o país. Graças a esse entendimento entre governo e oposição, será possível, por exemplo, votar na sessão plenária desta quinta-feira (16), às 10h, os projetos sobre a Lei de Informática (PLC 32/04), a Lei de Biossegurança (PLC 09/04), a concessão de crédito bancário, a juros mais baixos, para aposentados e pensionistas (PLC 44/04), e a isenção na importação de máquinas e extensão do Simples a oficinas mecânicas (PLV 43./04).

            Apesar de amargar períodos de baixa produção legislativa, conforme apontou Mercadante, o Senado tem procurado avançar no processo legislativo. E esse esforço, além de remeter à "maturidade da transição pactuada" entre os governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, revela, na opinião do líder petista, o empenho de parlamentares governistas e oposicionistas em construir "acordos importantes para a sociedade".

            Ao tecer comentários ao projeto da Lei de Informática, Mercadante defendeu a mudança do nome da Zona Franca de Manaus, adotando-se uma denominação que o reconheça enquanto pólo industrial. "É preciso escolher um nome que se assemelhe ao esforço e à tecnologia lá aplicada", considerou o senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), com o apoio do senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA). O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) também admitiu os avanços proporcionados pelo projeto, mas acha necessário enfrentar obstáculos à produção de chips para computador no país.



15/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado concluirá votações importantes até o dia 29, prevê Mercadante

COMISSÕES DO SENADO APROVAM PROJETOS IMPORTANTES PARA O PAÍS

Senado votou projetos importantes para o país, diz Jorge Viana em balanço do semestre

Mercadante exalta política externa e popularidade do presidente Lula

Mercadante apela para que oposição abra negociação sobre o PPP

Mercadante tenta reabrir negociação para aprovar renovação da CPMF