Mercadante manifesta preocupação com redução do crescimento de São Paulo



O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), em discurso nesta terça-feira (5), manifestou preocupação com a queda da participação de São Paulo no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Na avaliação do senador, essa queda é conseqüência da guerra fiscal entre estados e não da aprovação de uma reforma tributária verdadeira, o que considera fundamental para a criação de mecanismos de desenvolvimento regional, como é o Fundo de Desenvolvimento Regional.

Mercadante disse que a utilização apenas de mecanismos fiscais para a promoção do desenvolvimento, sem o amparo da própria legislação em vigor, é prejudicial à economia do país como um todo, uma vez que São Paulo "ainda é considerado a locomotiva do Brasil".

Para o senador, essa situação ocorre também em razão da grave crise de segurança pública que vive o estado, que sustenta 143 mil presos e tem seus cofres onerados devido à "falta de uma gestão competente para o sistema prisional".

Mercadande defendeu investimentos em educação no estado. Ele lembrou que o governo federal criou cinco novas faculdades federais e uma universidade federal em São Paulo, mas lamentou que o estado tenha ficado apenas em oitavo lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), daí a necessidade de dar oportunidade aos jovens, melhorando a escola pública média, sustentou.

- São Paulo tem todas as condições de melhorar a qualidade do ensino, valorizar o professor e inovar do ponto de vista pedagógico. O pior é que temos várias escolas na periferia com quatro, cinco turnos, com 14 mil alunos em escolas de lata - disse.

05/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


QUINTANILHA MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM CRESCIMENTO POPULACIONAL

Papaléo manifesta preocupação com crescimento da incidência de hipertensão arterial

Jucá manifesta preocupação com crescimento do número de crianças soropositivas

Suplicy manifesta preocupação com assentamento no interior de São Paulo

Paulo Paim manifesta preocupação com a violência no Brasil

Marta Suplicy manifesta preocupação com a cidade de São Paulo