Papaléo manifesta preocupação com crescimento da incidência de hipertensão arterial
O senador Papaléo Paes (PTB-AP) registrou a passagem do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, no último dia 26, manifestando a sua preocupação com a crescente incidência da pressão alta entre os brasileiros. Papaléo defendeu a aprovação de projeto de sua autoria, em tramitação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que torna obrigatória a distribuição gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), da medicação necessária aos portadores de hipertensão arterial.
O parlamentar, que é médico, ressaltou a importância da medida lembrando que além do diagnóstico precoce e dos cuidados necessários, a medicação é essencial para controlar a doença. Ele observou que a maioria dos brasileiros não tem recursos para comprar medicamentos, situação agravada no caso da hipertensão, que não tem cura e requer uso continuado de remédios.
Papaléo Paes elogiou o trabalho de entidades como a Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Hipertensão na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento da doença. As estimativas, segundo o senador, são de que entre 15 milhões e 20 milhões de brasileiros sofram de hipertensão, mas pouco mais de 7 milhões estão sendo tratados.
Embora seja de causa desconhecida, disse o senador, a hipertensão tem relação com fatores como obesidade, estresse, sedentarismo, tabagismo e outros hábitos de vida pouco saudáveis, como o alcoolismo e o excesso de sal na alimentação. Além disso, pode ter causas secundárias, como distúrbios endócrinos e pode surgir associada a outros males, como diabetes. Diversos desses fatores, enfatizou o senador, podem ser evitados mediante uma campanha ampla de conscientização da sociedade.
Papaléo chamou a atenção para o caráter insidioso da hipertensão, que muitas vezes só é percebida quando provoca o surgimento de doenças correlatas como cegueira, impotência sexual, derrames e doenças cardiovasculares que podem levar à morte. Apontando "o prejuízo humano inestimável" causado pela doença, o senador conclamou os demais parlamentares a se engajarem na campanha de prevenção da hipertensão.
30/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Papaléo manifesta preocupação com aumento da corrupção no Brasil
Papaléo manifesta preocupação com aumento do consumo de 'crack'
QUINTANILHA MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM CRESCIMENTO POPULACIONAL
Mercadante manifesta preocupação com redução do crescimento de São Paulo
Jucá manifesta preocupação com crescimento do número de crianças soropositivas
HCA alerta sobre risco de hipertensão arterial em idosos