Mercadante: não é fácil negociar com a União Européia



O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Aloizio Mercadante (PT-SP), afirmou nesta terça-feira (22) que "não é fácil negociar com a União Européia". Ele fez essa declaração durante visita ao Senado de delegação da Comissão de Finanças do Senado francês.

- É difícil negociar com os irlandeses qualquer tema relacionado à carne [bovina], assim como é difícil negociar com os franceses qualquer item relacionado aos subsídios agrícolas - disse Mercadante, acrescentando que, "neste momento, porém, é necessário aprofundar o comércio bilateral".

O senador destacou que na chamada Rodada Uruguai (de negociações comerciais internacionais) "os países em desenvolvimento abriram significativamente a sua indústria, mesmo sendo mais frágeis e menos competitivos". E frisou que "havia uma expectativa muito grande que a Rodada Doha representaria o momento de as nações industrializadas flexibilizarem a política agrícola".

- Mas isso não aconteceu - observou.

Mercadante fez essas afirmações pouco depois de o relator da Comissão de Finanças francesa, senador Philippe Marini, declarar que "o diálogo é necessário, mas sem esquecer que esse é um problema muito difícil de resolver". O senador francês ressaltou que, "como se sabe, a opinião pública francesa continua tendo muitas reservas contra a diminuição das barreiras comerciais".

Philippe Marini argumentou ainda que "o que pode parecer do lado do [hemisfério] sul um fator de progresso social pode parecer, do lado do [hemisfério] norte, uma diminuição dos fatores de proteção social e de redução das desigualdades".

Mercadante respondeu que, "por mais que possamos debater, é impossível explicar em um país como o Brasil como uma vaca recebe US$ 3,5 de subsídio na Europa, enquanto no mundo 1,5 bilhão de pessoas vivem com um renda diária muito menor que isso".



22/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercosul deve buscar exemplo da União Européia, sugere Mercadante

Tourinho disse que está mais fácil negociar reforma tributária com governo

Governo aceita negociar reforma no Senado, afirma Mercadante

Mercadante e Lessa anunciam que comprador da Embratel terá que negociar com o governo

Governo estuda negociar com os Estados Unidos a simplificação de vistos de trabalho, diz Mercadante

Mercadante propõe que senadores voltem a negociar PPPs nesta quarta, "sem partidarismos"