Mercosul deve buscar exemplo da União Européia, sugere Mercadante



O Mercosul deve buscar inspiração no exemplo da União Européia, sugeriu nesta segunda-feira (3) o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), para aprofundar o processo de integração regional e obter um lugar de destaque no cenário internacional. No primeiro grande debate promovido pelo Parlamento do Mercosul, em Montevidéu, Mercadante pediu que sejam deixadas de lado no momento as questões que dividem os integrantes do bloco econômico e que se dê prioridade à construção de um projeto comum de desenvolvimento.

Os países europeus, segundo o senador, souberam perceber que, depois de duas grandes guerras, somente unidos eles teriam um papel relevante na ordem econômica que se construía no período seguinte à 2ª Guerra Mundial. O processo de integração das últimas décadas, recordou, permitiu que a Europa tenha hoje em sua agenda a criação de uma Constituição comum, além da discussão da integração nas áreas tributária, previdenciária e trabalhista e do desenvolvimento de programas científicos e tecnológicos conjuntos.

- Nós vivemos em uma região mais pobre e, ou nos unificamos e nos integramos, pensando além de nossas pequenas identidades políticas e ideológicas, ou não teremos um lugar importante na ordem econômica, política e social internacional. A integração tem que ir além dos governos. Não sei quem será o próximo presidente do Brasil, mas a integração tem que continuar - sustentou Mercadante.

O senador sugeriu que se discutam, no Parlamento, temas como a ampliação do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) e a construção de redes integradas de fibras óticas que permitam a conexão de todas as escolas do bloco à Internet por banda larga. Ele recordou que Portugal - um dos sócios mais pobres da União Européia - já tem 100% de suas escolas conectadas à Internet. Outro tema que deveria estar na pauta do novo Parlamento, a seu ver, é a busca de uma política comum contra o aquecimento global.

O pronunciamento de Mercadante foi feito depois que se aprovou em Plenário uma proposta de sua autoria - por 41 votos, entre os 60 parlamentares presentes - para que o primeiro tema a ser debatido pelo Parlamento do Mercosul fosse a atual situação da integração regional.



03/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


PARA LÚDIO COELHO, ACORDO COMERCIAL ENTRE MERCOSUL E UNIÃO EUROPÉIA DEVE ESPERAR

Mercadante: não é fácil negociar com a União Européia

Mercosul X União Européia

Mercosul e União Europeia lançam escola virtual

Zambiasi compara criação do Mercosul à da União Européia

Maciel lembra trajetórias da União Européia e do Mercosul