Mercadante permanece na Liderança do PT
Em discurso da tribuna do Plenário, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) anunciou que não deixará a Liderança do PT no Senado. A decisão, disse ele, foi tomada depois de cinco horas de conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite de ontem e de uma carta do presidente, recebida esta manhã pelo senador.
Mercadante havia anunciado na manhã de quinta-feira (20) que deixaria a Liderança do partido, que ocupava desde fevereiro. O senador se disse descontente com a orientação do presidente da legenda, Ricardo Berzoini, para que a bancada votasse a favor do arquivamento das representações contra o presidente do Senado, José Sarney, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
No entanto, o senador adiou o anúncio que faria ontem, para que antes pudesse conversar com o presidente Lula, reunião realizada na noite de ontem e que foi decisiva para que ele desistisse de sair da Liderança.
Mesmo atendendo ao pedido do presidente, Mercadante expressou no discurso seu sentimento de descrença política dizendo ser esse o sentimento "da maioria do povo brasileiro", referindo-se à decisão do Conselho de Ética de não aprofundar as representações contra o presidente da Casa, José Sarney.
- Precisamos compreender essa crise e buscar respostas - disse ele.
Mercadante se disse frustrado como líder da bancada do PT, "que lutou para construir um caminho alternativo a esta crise, sem pré-julgamento, que não é o caminho da democracia, mas sugerindo o afastamento do senador José Sarney e a investigação rigorosa sobre todas as irregularidades relativas ao Senado".
Mais informações a seguir
21/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mercadante anuncia sua permanência na liderança do PT
Mercadante anuncia saída da Liderança do PT
Mercadante deve anunciar saída da Liderança ainda nesta manhã
Mercadante adia anúncio de saída da liderança para conversar com Lula
Petistas solidarizam-se com Mercadante e pedem sua permanência na liderança do partido no Senado
MP do Futebol permanece sem decisão