Mercadante: Renan não deve participar de decisões da Mesa sobre seu caso



O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não deve participar das reuniões da Mesa que venham a tratar do processo contra ele no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Esta é a opinião do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que concedeu entrevista coletiva no início da noite desta terça-feira (3).

Para Mercadante, a ausência de Renan das reuniões da Mesa é fundamental para que não paire dúvidas sobre a isenção das decisões que vierem a ser tomadas, da mesma forma como ocorreu na reunião desta terça-feira (3), quando a Mesa decidiu retornar o processo contra ele ao Conselho de Ética, de onde viera encaminhado pelo presidente daquele colegiado, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO). Esta reunião foi presidida pelo 1º vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC).

Uma das medidas a serem adotadas pela Mesa poderá ser o encaminhamento do pedido de continuação da perícia em documentos referentes à venda de bois apresentados por Renan ao conselho. O conselho pediu a perícia de notas fiscais e guias de transporte - que ficou incompleta - diretamente à Polícia Federal, o que foi questionado por Quintanilha, com base em pareceres da Advocacia Geral do Senado e da Consultoria Legislativa, que recomendam nesses casos a intermediação da Mesa.

No entender de Mercadante, se houver necessidade de dar maior segurança jurídica ao processo, o conselho poderá solicitar à Mesa que solicite à PF a conclusão da perícia.

Outra medida para fortalecer o conselho e dar credibilidade e agilidade à investigação seria a adoção do sistema de três relatores proposto por Quintanilha, e aceito pelo PT. Para o senador paulista, não há necessidade de esta junta de relatores interromper seu trabalho durante o recesso. Como as CPIs, o funcionamento do conselho não é proibido pelo Regimento Interno, e ocorre com freqüência.

- Precisamos trabalhar com celeridade e transparência. Por outro lado, não podemos nos pautar pelo tempo da imprensa. Temos de trabalhar com o tempo da política e da justiça - disse Mercadante.



03/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan anuncia decisões da Mesa para 'fortalecer e agilizar o Senado'

Renan deve participar do I Fórum Nacional de TVs Públicas

Quintanilha diz que relatório do caso Renan deve ser lido até dia 31

Comissão de inquérito do caso Renan deve analisar novo pedido da Polícia Federal

ACM: CONGRESSO DEVE PARTICIPAR DA DISCUSSÃO SOBRE VIOLÊNCIA

Governador de Roraima deve participar de audiência sobre conflitos na reserva Raposa Serra do Sol