Mercadante ressalta lições deixadas pelo ex-presidente



O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), destacou “a grandeza” da obra do ex-presidente da República Getúlio Vargas que, na sua opinião, continuará por muitos anos sendo debatida e deixando lições extremamente importantes para a nação brasileira.
Entre as lições, o líder apontou a de que o Estado é um agente fundamental na regulação e no fomento ao desenvolvimento, ainda que em uma sociedade contemporânea, e a de que a dinâmica econômica que importa é a da produção, do emprego, da indústria, das exportações, pois “é essa dinâmica que gera qualidade de vida”.

Mercadante acrescentou que, em relação à política externa, fica a lição de que o Brasil tem de ter um projeto de nação e uma inserção soberana nos grandes foros internacionais.

O líder referiu-se à ditadura instalada com o Estado Novo, à perseguição de oposicionistas, à tortura e à censura. “Ao mesmo tempo em que patrocinava uma cultura modernista, de vanguarda, e impulsionava a economia, o governo tinha práticas autoritárias que em nada contribuem para a construção da sociedade civil brasileira e para a história econômica do Brasil”, opinou.

24/08/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam relembra lições de vida deixadas por D. Hélder

Heráclito espera que presidente Lula traga lições positivas de sua viagem ao Vietnã

Mercadante ressalta aproximação entre Brasil e China

Mercadante ressalta elogios de jornal argentino à economia brasileira

Mercadante ressalta luta de Ulysses contra o regime militar

Mercadante ressalta importância de discutir marco regulatório do petróleo