Mercado de trabalho urbano se recupera e apresenta melhora no segundo semestre de 2013



Indicadores recentes sobre o mercado de trabalho urbano, como taxa de desemprego, nível de ocupação e rendimentos, mostraram recuperação no segundo semestre de 2013, após uma piora no primeiro semestre, e apontam tendências de melhoras compatíveis com o padrão que vigorava nos anos anteriores.

A informação é da 56ª edição do boletim Mercado de Trabalho: conjuntura e análise, divulgado nesta quinta-feira (27), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Já a taxa de informalidade não mostrou oscilações e se manteve em queda durante todo o ano de 2013, num ritmo semelhante ao dos anos anteriores. O estudo analisou a evolução dos principais indicadores divulgados pela Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PME/IBGE).

“Os dados da PME para janeiro de 2013, recém-divulgados pelo IBGE, confirmam a tendência de queda na informalidade, bem como o movimento de recuperação dos demais indicadores iniciado no segundo semestre de 2013”, afirma o Ipea.

O movimento estaria ligado ao nível de produção. Indicadores como o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma dos bens e serviços produzidos no país, e indicadores setoriais mostraram sinais de recuperação ao longo do ano passado. Com isso, o nível de ocupação médio no mercado de trabalho cresceu 0,7% em relação a 2012, o que significou a geração de 159 mil novos postos de trabalho.

Fonte: Portal Brasil com informações do Ipea

 

 



27/02/2014 17:39


Artigos Relacionados


Expansão do mercado de trabalho ainda é dúvida neste segundo semestre, avalia Dieese

Aprovada programação monetária para o segundo semestre de 2013

Lucro líquido dos bancos aumenta no segundo semestre de 2013 e atinge R$ 60,6 bilhões

Garibaldi apresenta proposta para votações no Senado no segundo semestre

Mais de 31 mil cidadãos foram inseridos no mercado de trabalho no primeiro semestre

Senadores esperam manter ritmo intenso de trabalho no segundo semestre