Mercosul terá seminário para pequenas e médias empresas, anuncia embaixador



A Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul deverá promover em outubro, em Montevidéu, um seminário dedicado ao debate sobre a participação de pequenas e médias empresas no processo de integração das cadeias produtivas dos países que compõem o bloco. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5) pelo embaixador Régis Arslanian, representante permanente do Brasil junto ao bloco econômico e à Associação Latino-americana de Integração (Aladi), em audiência pública promovida pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul.

Durante a próxima Cúpula dos Presidentes do bloco, a ser realizada a partir do dia 30 na cidade de Tucumán, na Argentina, deverá ser anunciada a criação de um fundo destinado às pequenas e médias empresas, informou o embaixador. O principal objetivo do fundo, disse ele, será o de garantir financiamentos aos pequenos e médios empresários.

O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) disse ter ficado "entusiasmado" com a realização do seminário. Ele anunciou que buscará as informações necessárias para a participação de empresários de seu estado, o Acre, no encontro a ser realizado em Montevidéu.

Em sua exposição aos integrantes da representação brasileira, Arslanian informou que até 2015 se concluirá o processo de implantação da união aduaneira no Mercosul. Até lá, serão eliminadas todas as atuais exceções à tarifa externa comum aplicada pelo bloco a produtos de outros países. Diante desse quadro, observou, deverá ter maior ênfase o processo de integração das cadeias produtivas.

- É preciso que haja integração das indústrias do Mercosul - disse Arslanian, após citar os setores automotivo e de móveis como os mais adiantados nesse processo.

O embaixador previu a conclusão, até o final deste ano, das negociações para o fim da dupla cobrança da tarifa externa comum dentro do bloco. A dupla cobrança ocorre quando um produto que vem de fora do bloco recebe a primeira tributação ao ingressar no espaço comum e uma segunda cobrança quando é reenviado a outro país do bloco. Segundo ele, a dupla cobrança tem sido um dos entraves à negociação de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Européia.

05/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Covas anuncia medidas para fortalecer as pequenas e médias empresas do Estado

Governador Mário Covas anuncia medidas para fortalecer as pequenas e médias empresas do Estado

APROVADO CRÉDITO EXTERNO DE US$1,2 BI PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Covas lança Fundo de Aval para pequenas e médias empresas

Covas lança Fundo de Aval para pequenas e médias empresas

Marcos Guerra propõe benefícios para pequenas e médias empresas