Mesa do Parlamento discute agenda para 2009



O Orçamento para o período 2010-2011, uma proposta preliminar de Código de Ética e a agenda para 2009 são temas da reunião da Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul que começou há pouco em Montevidéu. Pelo Brasil, participa do encontro o presidente do Parlamento, deputado Dr. Rosinha (PT-PR).

Outra questão em discussão será a composição das comissões temáticas. O Parlamento do Mercosul tem dez colegiados permanentes. A ideia é definir que cada parlamentar tenha direito a integrar, como titular, até duas comissões e que cada país possa ter até três representantes em cada uma delas.

Os parlamentares deverão também cuidar da agenda das reuniões do Parlamento com o Foro Consultivo Econômico e Social (FCES) e da ordem do dia da sessão plenária de amanhã, quando deverá ser eleito presidente o deputado paraguaio Ignacio Mendoza Unzain.

A Mesa deverá ainda definir o calendário das sessões deste ano e discutir questões relativas aos convênios do Parlamento do Mercosul com a União Europeia, de apoio à estruturação do órgão legislativo; com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a elaboração de uma estratégia de comunicação; e com a Agência Espanhola de Cooperação (Aeci), para a capacitação de funcionários.

No início da reunião, Dr. Rosinha iria apresentar informes sobre a presença de parlamentares do Mercosul no Fórum Social Mundial realizado em Belém e sobre a participação da missão de observadores no referendo realizado na Bolívia sobre a nova Constituição. A reunião da Mesa está sendo realizada a portas fechadas.

Mais informações a seguir



09/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesa Diretora do Parlasul discute número de representantes de cada país no parlamento

Ato define novas atribuições para membros da Mesa no biênio 2009/2010

Cristovam pede que o Parlamento lute para conceder aos brasileiros uma escola de qualidade a partir de 2009

Senado recebe Agenda da Indústria para 2009

Agenda legislativa da indústria para 2009 relaciona 119 proposições

Cristovam propõe agenda para 2009 que inclui educação e meio ambiente