Mesquita Júnior defende estímulo às exportações de borracha e castanha do Acre
O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) subiu à tribuna nesta sexta-feira (28) para defender uma política de incentivo às exportações de borracha e castanha produzidas no Acre. O senador sugeriu que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, promova "um grande acordo para que os outros países voltem a comprar esses produtos do estado".
- O mundo inteiro deixou de comprar esses itens do Brasil para adquiri-los em outros lugares - ressaltou Geraldo Mesquita Júnior, acrescentando que "a economia da borracha, no Acre e na Amazônia, vem-se acabando há muito tempo".
Mesquita Júnior também sugeriu que o acordo seja proposto aos países interessados na preservação da Amazônia. Tal proposta, afirmou ele, poderia ser feita não apenas por Lula, mas também pela senadora Marina Silva (sem partido-AC), "que detém um largo prestígio internacional".
O senador argumentou que, assim, seria possível fixar os habitantes da região na floresta e em uma atividade produtiva. Além disso, sustentou que, com o acordo, o governo seria obrigado a reinvestir nesses setores.
Bolsa-floresta
Ao comentar uma reportagem publicada nesta sexta no jornal O Estado de S. Paulo ("Governo estuda criar bolsa-floresta"), Mesquita Júnior criticou o que chamou de "visão atrasada" do governo federal. De acordo com a matéria, está em estudo uma proposta para "pagar a famílias e trabalhadores rurais que deixem de desmatar". O senador declarou que, em vez de oferecer "esmolas", o governo federal "deveria investir na Amazônia, inclusive em institutos de pesquisa e em desenvolvimento de tecnologias, para que as pessoas tenham opções de vida e de trabalho".
28/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mesquita Júnior defende a união das oposições no Acre
Geraldo Mesquita Júnior vê melhoria em estradas do Acre
Mesquita Júnior registra seminário do PMDB do Acre
Mesquita Júnior registra seminário do PMDB do Acre
Mesquita Júnior diz que Acre não produz os alimentos que consome
Mesquita Júnior homenageia militar que participou da formação do Acre