Mesquita Júnior destaca importância de Che para a América Latina



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) destacou, em discurso realizado nesta terça-feira (23) na sessão especial em homenagem a Ernesto Che Guevara, a importância desse líder revolucionário para a América Latina. Segundo lembrou o parlamentar, Che, como ficou conhecido, "dedicou sua vida à causa da integração latino-americana, à causa da liberdade, à causa da democracia, à causa do povo latino-americano"

O senador lembrou da história da luta de Che, que, ao lado de Fidel Castro, liderou a guerrilha cubana que derrubou o ditador Fulgêncio Batista e implantou um regime socialista em Cuba.

Mesquita Júnior ressaltou também a coragem de Che como guerrilheiro, "quando saiu de sua pátria, onde teria uma confortável vida burguesa, para, primeiro, lançar-se à aventura de cruzar o continente numa motocicleta, depois, engajar-se na luta contra o ditador cubano, e, mais tarde testar, na selva boliviana, as possibilidades da teoria do filósofo francês Regis Debray, de fazer revolução na revolução".

- Sair de sua pátria onde seguramente teria uma confortável vida burguesa exige mais que coragem, entrega e devotamento. Pede desprendimento. Impõe desapego às circunstâncias materiais da vida e dedicação a uma causa em que o erro e a vacilação são pagos com a vida - destacou o senador.

23/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Mesquita Júnior destaca importância da Rede União para a região amazônica

Geraldo Mesquita propõe que União Européia contribua para a extinção do analfabetismo na América Latina

Celac reflete importância geopolítica da América Latina e do Caribe, diz presidenta Dilma

Governador participa de reunião global sobre importância econômica do Brasil e da América Latina

FOGAÇA DESTACA LIDERANÇA DO BRASIL NA AMÉRICA LATINA

Mesquita Júnior destaca ações da prefeitura de Cruzeiro do Sul