Mesquita Júnior diz que Acre precisa de uma escola técnica federal
O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) anunciou, em discurso nesta quinta-feira (27), a apresentação de projeto propondo a criação de uma escola técnica no Acre voltada para a construção de pequenas, médias e grandes embarcações. Ele argumentou que o estado é o único que não conta com uma escola técnica federal.
Na avaliação do senador, uma escola técnica destinada à construção de embarcações poderia impulsionar a cadeia produtiva de barcos na região, gerando uma alternativa de renda à produção familiar. Ele ressaltou que a distribuição populacional do Acre foi e é determinada pelo desenho da malha hidroviária e pela capacidade de navegações dos rios do estado.
Mesquita Júnior acrescentou que a escola poderia contar com um centro de meio ambiente para a implantação de planos de manejo florestal específico para a produção da matéria-prima a ser utilizada nas atividades escolares.
O senador lembrou que a bacia hidrográfica amazônica é a maior do planeta, com milhões de quilômetros navegáveis, ressaltando que tanto a rede produtiva quanto a vida sócio-cultural da região ainda dependem basicamente do transporte fluvial.
Mesquita Júnior lembrou também a apresentação de projeto de lei (PLS 156/05) de sua autoria que sugere a criação da Escola Agrotécnica Federal de Rio Branco, destinada às necessidades regionais de desenvolvimento da agricultura, pecuária, agroindústria e manejo florestal da região. Esse projeto foi aprovado em decisão terminativa pela Comissão de Educação (CE) e encontra-se na Câmara dos Deputados.
O parlamentar também defendeu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 25/06, também de sua autoria, que propõe o aproveitamento de jovens, entre 16 e 24 anos de idade, que residam nas zonas rurais do país, para atuarem junto aos órgãos de assistência técnica e extensão rural dos estados. De acordo com a proposta, os jovens receberiam treinamento e capacitação para atuarem na assistência técnica da agricultura familiar, pecuária, pesca ou extrativismo, dependendo da região em que se encontram.
- Detendo o conhecimento básico das atividades nas quais suas famílias estão envolvidas poderiam, mediante essa capacitação, esse treinamento adicional, prestar relevantes serviços ao país, adquirindo uma perspectiva de trabalho, de renda e de cidadania - afirmou.
Em aparte, o senador João Batista Motta (PSDB-ES) elogiou o pronunciamento do colega.
27/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Geraldo Mesquita cobra escola técnica naval no Acre
Mesquita Júnior: Acre precisa produzir mais alimentos
Geraldo Mesquita comemora promessa de escola técnica industrial para o Acre
Mesquita Júnior sugere criação de escola de construção naval no Acre
Geraldo Mesquita Júnior vê melhoria em estradas do Acre
Mesquita Júnior registra seminário do PMDB do Acre