Mesquita Júnior lamenta desemprego juvenil no Brasil e pede apoio a PEC de sua iniciativa



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) comentou matéria divulgada nesta segunda-feira (10) pelo jornal Estado de São Paulo, segundo a qual 60,7% de jovens entre 15 e 24 anos estão desempregados, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Polise o Ibase em sete regiões metropolitanas e mais o Distrito Federal. Em São Paulo, continuou o senador, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pelo Departamento intersindical de estatística e estudos socioeconômicos (Dieese) e a Fundação Seade, a desocupação atinge 27,2% de adolescentes entre 18 a 24 anos.

- Se nas cidades a situação já é crônica, imaginem na zona rural do Acre, onde os jovens penam, sofrem com a ausência quase completa de oportunidade de trabalho, sem perspectiva em curto médio e longo prazo. Isso traduz absoluta incompetência e descaso do Estado brasileiro com sua juventude. É necessária uma política pública de consistência que possa mostrar aos jovens que o Brasil não é tão cruel assim- disse.

Mesquita Júnior fez um apelo ao presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), pela celeridade da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição n.º 25/2006, de sua iniciativa, que visa à capacitação de jovens de 16 a 24 anos nos serviços de assistência técnica e extensão rural e tramita na CCJ.

A PEC 25/06 acrescenta um parágrafo ao artigo 187 da Constituição, o qual trata da política agrícola. De acordo com a proposta, para a execução das ações e serviços de assistência técnica e extensão rural - que devem ser levadas em conta no planejamento da política agrícola -, poderão ser admitidos, por tempo determinado, por meio de processo seletivo público simplificado e após treinamento e capacitação, jovens de 16 a 24 anos, domiciliados há mais de cinco anos nas comunidades rurais.

Também manifestaram preocupação com o tema, em apartes, o senador Marcos Guerra (PSDB-ES) e a senadora Iris de Araújo (PMDB-GO).



10/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior pede pressa na aprovação do projeto que regulamenta eleição de representantes do Brasil no Parlasul

Mesquita Júnior lamenta adiamento de votação de PEC que beneficia jovens

Geraldo Mesquita Júnior lamenta morte de Jamelão e de locutor do Acre

Mesquita Júnior lamenta início de recesso sem aprovação de projetos "fundamentais"

Mesquita Júnior lamenta perda da auto-suficiência do Acre na produção de alimentos

Geraldo Mesquita Júnior declara apoio a José Serra