Mesquita Júnior quer capacitação para jovens de áreas rurais
O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) defendeu em Plenário, nesta segunda-feira (23), a aprovação de proposta de emenda à Constituição (PEC 25/06), de sua autoria, que permite a capacitação de jovens de 16 a 24 anos, moradores de áreas rurais, para ações e serviços de assistência técnica e extensão rural.
A proposta acrescenta parágrafo ao artigo 187 da Constituição, que trata da política agrícola e fundiária e da reforma agrária. O parágrafo estabelece que, para a execução das ações e serviços de assistência técnica e extensão rural, "poderão ser admitidos por tempo determinado, através de processo seletivo público simplificado e após treinamento e capacitação, jovens de 16 a 24 anos, domiciliados há mais de cinco anos nas comunidades rurais."
O parlamentar disse que sua intenção foi seguir o exemplo dos agentes comunitários de saúde, que surgiram da necessidade de se capacitar pessoas para assistência primária à comunidade em que vivem. De acordo com Geraldo Mesquita Júnior, a PEC permitiria que os jovens das áreas rurais fossem treinados e capacitados para, posteriormente, em troca de uma remuneração, "atuarem supletivamente" na assistência técnica e na extensão rural.
Hoje, assinalou o senador, os jovens das áreas rurais que completam o ensino médio ficam sem perspectiva de trabalho em sua região e acabam por migrar para as grandes cidades, muitas vezes engordando o contingente de desempregados e acabando vítimas do tráfico de entorpecentes e do crime organizado.
O senador lamentou que a preparação dos jovens que vivem no campo seja "um assunto completamente estranho às candidaturas que estão postas no país à Presidência da República".
- Acho que, com esta ação, os governos federal, estadual e municipal abririam perspectiva para milhares de jovens se qualificarem e se colocarem no mercado - afirmou o parlamentar que, no entanto, se mostrou descrente quanto à aprovação da matéria.
O senador recebeu o apoio, em apartes, dos senadores Adelmir Santana (DEM-DF) e Cristovam Buarque (PDT-DF).
23/08/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mesquita Júnior propõe capacitação profissional de jovens de comunidades rurais
Mesquita Júnior defende prioridade para a educação de jovens
Mesquita Júnior cobra ações para melhorar educação de jovens
Mesquita Júnior propõe mudanças na legislação para prevenir aumento do alcoolismo entre jovens
Mesquita Júnior: não se pode atribuir aos pequenos produtores rurais o desmatamento da Amazônia
Mesquita Júnior lamenta adiamento de votação de PEC que beneficia jovens