Mesquita Júnior quer jovem trabalhando como agente comunitário rural



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) anunciou nesta quinta-feira (1º) que começará a recolher assinaturas para viabilizar a apresentação de proposta de emenda à Constituição (PEC) para instituir a figura do agente comunitário rural, admitindo-se para a função jovens entre 16 a 24 anos domiciliados há mais de cinco anos em comunidades rurais, por meio de processo seletivo, treinamento e capacitação. Para que uma PEC comece a tramitar é necessário apoiamento mínimo de 27 senadores.

Na avaliação do parlamentar, caso seja instituído o novo cargo, os jovens que moram na zona rural podem, após atingir sua maioridade, atuar como agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, auxiliando o sistema brasileiro de assistência técnica e extensão rural, além de dar à agricultura familiar, à pecuária, à pesca e ao extrativismo a dimensão que só os conhecimentos técnicos e especializados podem propiciar.

- Trata-se de oferecer a milhares de jovens que vivem nas matas e na zona rural deste país perspectiva de conhecimento, trabalho e renda. Com isso, garantiremos a eles educação e formação profissional, além de habilitá-los a uma atividade produtiva da qual possam tirar o sustento para si e suas famílias - disse.

Mesquita Júnior também criticou a indicação, pelo presidente da República, de Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, para exercer o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM). Segundo o senador, em que pese os méritos da autoridade sua capacidade jurídica, Ferreira Barreto não preenche os requisitos constitucionais para o exercício do cargo.

01/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Teotônio quer regulamentar profissão de agente comunitário de saúde no âmbito do SUS

Mesquita Júnior pede melhorias para população rural do Acre

Mesquita Júnior demonstra preocupação com proibição de queimadas no processo produtivo rural do Acre

Criada a profissão de agente comunitário de saúde

Atribuições do agente comunitário de saúde deverão ser ampliadas

Para Mesquita Júnior, Embrapa deve continuar como empresa pública