Para Mesquita Júnior, Embrapa deve continuar como empresa pública



Em pronunciamento nesta segunda-feira (9), o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) saudou a atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e disse que a estatal é a principal responsável pelos índices favoráveis que o Brasil detém no agronegócio nos últimos 20 anos.

- A Embrapa tirou nossa agricultura da pedra lascada - disse o senador, acrescentando que, por meio da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico, a Embrapa fez com que o Brasil tivesse uma agropecuária de ponta.

Em seu discurso, o senador disse ainda que a Embrapa deve permanecer como uma empresa pública, ao comentar projeto de lei do senador Delcídio Amaral (PT-MS) que prevê a transformação da estatal em uma sociedade de economia mista, com ações negociadas na Bolsa de Valores (PLS 222/08).

A proposta, que aguarda o recebimento de emendas na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), será analisada em decisão terminativa pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Mesquita Júnior disse ainda que os salários na Embrapa são "aviltantes" e que o governo deveria investir recursos na estatal, tendo em vista a sua importância estratégica para a segurança alimentar do país. Essa posição também é defendida pelo presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), Valter Endres, em carta em que comenta o projeto de Delcídio Amaral.

Na correspondência, lida da tribuna por Mesquita Júnior, o Sinpaf argumenta que a transformação da Embrapa em sociedade de economia mista só interessa aos setores capitalizados da agropecuária brasileira. A entidade defende o debate sobre a proposta, mas ressalva que o projeto está desconectado das políticas defendidas pelo Partido dos Trabalhadores (PT).



09/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil não pode continuar servindo de depósito de lixo, alerta Geraldo Mesquita Júnior na CAS

Mesquita Júnior diz que, para evitar concentração de poder, PT não deve presidir o Senado

Mesquita Júnior pede aumento salarial para a advocacia pública federal

Mesquita Júnior quer jovem trabalhando como agente comunitário rural

Mesquita Júnior: desenvolvimento da Amazônia deve contemplar o povo e o meio ambiente

Mesquita Júnior aponta tentativa de manipulação da opinião pública pelo governo e pelos institutos de pesquisa