Mesquita Júnior quer regulamentar gratificação de garçons
Ao comemorar em Plenário, nesta terça-feira (11), o Dia do Garçom, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) se comprometeu a apresentar um projeto regulamentando o repasse à categoria da gratificação de 10% sobre o valor consumido em bares e restaurantes, tradicionalmente cobrado dos clientes.
Mesquita Júnior disse que há empresários do setor que recebem o valor da gorjeta e dele se apropriam para fazer o pagamento do salário do garçom, gerando uma distorção, uma vez que a gratificação deveria apenas complementar o salário destes profissionais.
O parlamentar condenou essa prática, lembrando que o garçom faz jus à gorjeta pelo seu contato direto com a clientela, "pela sua lhaneza, pela sua gentileza no trato, no atendimento".
- Nada tem a ver com salário; salário é algo sagrado, está lá registrado entre ele e a empresa, mas além do salário ele faz jus a essa gratificação - disse Mesquita Júnior.
Em apartes, Heráclito Fortes (DEM-PI) e Expedito Júnior (PR-RO) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Mesquita Júnior.
11/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mesquita Júnior quer orçamento impositivo
Senado vai regulamentar gratificação de desempenho de seus servidores
Mesquita Júnior quer o fim de cabos eleitorais remunerados
Mesquita Júnior quer discutir a reforma tributária
Mesquita Júnior quer cumprimento de acordo com administrativos da PF
Mesquita Júnior quer encontro de jardins botânicos