Mesquita Júnior quer orçamento impositivo
O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) disse nesta sexta-feira (17), em Plenário, que é hora de "encarar com seriedade" a discussão das propostas que tornam imperativa a liberação de recursos incluídos no Orçamento da União. Ele lamentou que o governo não venha liberando verbas contidas em emendas de sua autoria, que garantiriam melhorias para pequenas comunidades rurais no seu estado.
- Faço um apelo para que o governo não penalize o Acre porque saí da sua base de sustentação. Miram no meu coração e acertam no estômago do povo acreano - afirmou Mesquita Júnior.
Na opinião do senador, o Orçamento da União tem sido contingenciado sem critério e em desrespeito ao Congresso Nacional, que o aprovou. Mesquita Júnior observou que suas emendas não liberadas destinam-se, em boa parte, a prefeituras comandadas pelo próprio PT. São pequenas somas, disse ele, que fariam grande diferença na qualidade de vida de comunidades do interior do Acre.
Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) solidarizou-se com Mesquita Júnior e disse ter a impressão da existência de "perseguição política" contra os senadores da oposição, por meio da não-liberação de recursos contidos em suas emendas ao Orçamento. Por sua vez, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) sugeriu que a obrigatoriedade de liberação das dotações orçamentárias comece pelas emendas dos parlamentares.
Mesquita Júnior apresentou ainda suas congratulações à população da cidade de Xapuri (AC), que completa 101 anos na próxima quarta-feira (22). Ele lembrou que o município foi o centro social e econômico do seu estado no início do século passado, em função da grande produção de borracha.
17/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Antônio Carlos Júnior defende orçamento impositivo e sintético
Mesquita Júnior afirma que não vai se ajoelhar diante do governo em troca de emendas ao Orçamento
Mesquita Júnior protesta contra critérios para liberação de emendas ao Orçamento
Geraldo Mesquita Júnior critica o governo por não liberar recursos de emendas ao orçamento
Mesquita Júnior quer o fim de cabos eleitorais remunerados
Mesquita Júnior quer discutir a reforma tributária