Mestrinho destaca licitação para exploração de silvinita no Amazonas
Ao discursar em Plenário nesta terça-feira (9), o senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM) destacou o processo de licitação - que vem sendo realizado pela Petrobras - para a exploração de silvinita no Amazonas. Estima-se que o estado possua as maiores jazidas nacionais desse minério. Da silvinita se extrai o cloreto de potássio, que é utilizado como fertilizante.
Segundo Mestrinho, nove empresas (nacionais e estrangeiras) retiraram os editais do processo licitatório e deverão apresentar suas propostas no próximo dia 19. O senador afirmou que a exploração econômica desse minério deverá estimular, a médio prazo, o desenvolvimento econômico do estado - e especialmente do chamado Baixo Amazonas.
O senador também ressaltou que o aumento da produção nacional de cloreto de potássio é fundamental, pois cerca de 80% do que é consumido no Brasil é importado.
De acordo com Mestrinho, as jazidas amazonenses de silvinita estão presentes em sete municípios: Borba, Nova Olinda do Norte, Autazes, Itacoatiara, Itapiranga, Silves e São Sebastião de Uatumã. Ele lembrou que essas jazidas foram descobertas quando se procurava petróleo na região.
09/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gilberto Mestrinho volta a criticar demarcação de terras no Amazonas
Anatel autoriza licitação para exploração de satélite brasileiro
ANP inicia nesta quarta-feira a 12ª Rodada de Licitação para exploração de gás
Sem pré-sal, próxima licitação para exploração de petróleo deve ocorrer até outubro, diz ANP
Licitação para exploração comercial em aeroportos é questionada em audiência pública
Diário Oficial publica autorização da licitação para direito de exploração de satélite brasileiro