Mestrinho quer atenção do governo para problemas que afetam Parintins
A construção de um porto adequado para passageiros em Parintins (AM) e a resolução do problema de energia elétrica que afeta a região do Baixo Amazonas foram solicitadas ao governo federal nesta sexta-feira (13), em Plenário, pelo senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM).
Mestrinho comentou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá, acompanhado por 11 ministros de Estado, ao festival folclórico de Parintins, que se realizará nos próximos dias 28, 29 e 30. Segundo o senador, Lula vai ver que a cidade, que recebe entre três a quatro transatlânticos por mês, cheios de turistas, e não tem um porto de passageiros.
- O Ministério dos Transportes é o grande ausente do Amazonas - afirmou.Mestrinho acrescentou que o presidente da República também entrará em contato com outro grande problema que afeta a região do Baixo Amazonas, que tem como centro geográfico Parintins: o da energia elétrica.
Para resolver essa questão, o senador disse que há uma solução fácil: levar a linha de transmissão de Tucuruí, que já está em Itaituba, distante 107 quilômetros de Parintins, para servir a este município e ao Baixo Amazonas. Mestrinho lembrou que, em quase todo o estado, exceto em Manaus, a energia é gerada em termoelétricas movidas a diesel. E disse que a economia no custo desse combustível pagaria -o linhão de Tucuruí para Parintins-.
O senador aproveitou para registrar que o festival folclórico em Parintins, cuja repercussão -ultrapassou as fronteiras do Amazonas e do Brasil-, atrai um número grande de turistas.
13/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam critica falta de atenção do Congresso para graves problemas que afetam a população
Maguito cobra mais atenção do governo para problemas sociais
PAULO SOUTO QUER ATENÇÃO PARA A REFORMA TRIBUTÁRIA E PARA OS PROBLEMAS DA BAHIA
Aloysio Nunes cobra atenção do governo para problemas do sistema penitenciário
MESTRINHO PEDE MAIS ATENÇÃO PARA A AMAZÔNIA
Aloysio Nunes: Dilma quer desviar atenção de problemas do país ao propor plebiscito