Metrô da Sé ganha elevador panorâmico para portadores de deficiência
O equipamento pode tranportar até 600 kg por viagem, o que equivale a 8 pessoas
A partir desta segunda-feira, 5, a estação Sé do Metrô, por onde circulam aproximadamente 700 mil pessoas por dia útil, conta com um moderno elevador especial em funcionamento.
O equipamento é panorâmico, elétrico e tem capacidade para transportar 600 kg por viagem, o equivalente a 8 pessoas. Ele fará a ligação do mezanino com as plataformas centrais das linhas 1 e 3 para facilitar o embarque das pessoas com deficiência (PCD).
O elevador tem fechamento de portas mais lento para facilitar a entrada e saída dos usuários, além de portas mais largas (900 mm) que os elevadores convencionais.
Ele também é dotado de marcação em braille, alarme sonoro e visual na cabine, e um intercomunicador de duas vias tipo "viva voz", o que permite a comunicação do usuário com os funcionários nas salas de supervisão operacional das estações. Dessa sala, o uso do equipamento será monitorado através de um circuito fechado de TV, visando a segurança dos usuários. Em casos de necessidade, os elevadores podem ser controlados à distância.
O contrato assinado entre o Metrô e o fornecedor dá um ano de garantia para o novo equipamento e cinco anos de serviços de manutenção corretiva e preventiva.
Mais acessibilidade nas estações
Em 2007, o Metrô melhorou ainda mais a acessibilidade no sistema metroviário com a instalação de elevadores especiais nas estações Corinthians-Itaquera e Luz. Até o final desse ano entrará em operação o elevador especial de Portuguesa-Tietê.
Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
(I.P.)
09/05/2007
Artigos Relacionados
Rocinha recebe recursos do governo federal para construção de elevador panorâmico
Estação Sé do Metrô ganha elevador especial
Transportes Metropolitanos: Metrô lança manuais para idosos e portadores de deficiência
CAS APROVA RESERVA DE MERCADO PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
Cabral propõe benefício para portadores de deficiência
Saúde: Vale do Paraíba ganha 18 leitos para portadores de HIV