Cabral propõe benefício para portadores de deficiência



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deve votar projeto do senador Bernardo Cabral (PFL-AM) que concede aos portadores de deficiência, comprovadamente carentes, passe livre nos serviços regulares de transporte aéreo. A legislação em vigor já concede esse passe livre no transporte coletivo interestadual, mas o parlamentar considera importante estendê-lo às viagens aéreas.

Ao justificar seu projeto, Cabral lembra que, desde 1988, a Constituição federal estabelece que cabe ao Estado criar programas de prevenção e atendimento especializado para os portadores de deficiência física, sensorial ou mental, assim como facilitar seu acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de preconceitos e até de obstáculos arquitetônicos.

O parlamentar entende que entre os serviços públicos mais relevantes estão os sistemas de transporte. -Numa sociedade desigual como a brasileira, a distância que separa a renda dos trabalhadores do acesso a bens e serviços é muitas vezes intransponível. E não há dúvida de que esse abismo é duplamente perverso para com as pessoas portadoras de deficiência-, observa ele.

Para Bernardo Cabral, os deficientes carentes são freqüentemente incapazes de arcar com os custos tarifários das várias modalidades de transporte e tendem, involuntariamente, a adotar padrões sedentários de comportamento, em prejuízo de sua saúde física e mental.

Ainda de acordo com o senador, privados do acesso ao transporte, esses brasileiros, quando carentes, deixam de visitar parentes e amigos, freqüentar reuniões sociais, participar de eventos esportivos e até de obter atendimento médico especializado, porque isso muitas vezes fica distante do lugar onde moram. Por isso ele quer estender a prerrogativa vigente para os transportes terrestres aos serviços aéreos.



25/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy propõe união para a busca de medidas que melhorem a vida dos portadores de deficiência

Zambiasi propõe unificar valores pagos por atendimento educacional a portadores de deficiência

CDH vai discutir com o governo benefício para portador de deficiência

CAS APROVA RESERVA DE MERCADO PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

Aprovado benefício para trabalhador responsável por pessoa com deficiência

Metrô da Sé ganha elevador panorâmico para portadores de deficiência