Michel Temer diz que Brasil precisa viver a democracia da eficiência
O vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer, disse nesta terça-feira (29), que o Brasil precisa viver uma terceira fase da democracia, que é a democracia da eficiência. Temer discursou na sessão especial do Senado que celebra os 25 anos da Constituição Federal de 1988.
Segundo Temer, que também foi constituinte, outras constituições antigas já uniam a democracia liberal com a democracia social, mas os direitos sociais não eram colocados em prática. Com a Constituição Federal de 1988, a democracia social foi executada.
- Quando reiteradamente dizemos que 35 milhões de pessoas saíram da pobreza e foram para a classe média isso significou exatamente a aplicação das teses constitucionais – afirmou.
Atualmente, para Michel Temer, o país precisa viver a fase da democracia da eficiência. Essa fase deve vir, segundo ele, em resposta às mobilizações populares por melhor saúde, educação, transporte público e reforma política.
- E nós temos que atender a esses pressupostos. Não foi sem razão que a presidente Dilma lançou os cinco pactos governativos: pactos pela educação, pela saúde, pela mobilidade urbana e pela reforma política. Foram pactos que atendem a esses pressupostos da democracia da eficiência – afirmou.
29/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Michel Temer e Moreira Franco representam Brasil na beatificação de João Paulo II
Rememorar Ulysses é rememorar o Brasil novo, diz Michel Temer
Michel Temer: CPI não vai atrapalhar votações
ACM e Michel Temer condecoram Velloso, do STF
ACM ENTREGA PROJETO DO IPC A MICHEL TEMER
Michel Temer recebe ministra da Educação de Omã