Militares mortos na Antártica são homenageados no Rio de Janeiro
Os corpos dos militares Roberto Lopes dos Santos e Carlos Alberto Vieira Figueiredo, vítimas do incêndio ocorrido na Estação Antártica Comandante Ferraz, chegaram por volta das 9h desta terça-feira (28) na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
Trazidos de Punta Arenas, no Chile, em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), os restos mortais foram recepcionados pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, além do comandante da Marinha, Julio Soares de Moura Neto. Familiares das vítimas também compareceram ao local.
Ainda no aeroporto, foi realizada uma cerimônia militar de homenagens póstumas, em decorrência dos atos de bravura praticados pelos militares no combate ao incêndio que consumiu a estação brasileira.
Representando a presidenta Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer homenageou os falecidos em discurso. “Quero transmitir aos familiares a minha solidariedade pessoal e a palavra de conforto da presidenta Dilma Rousseff. Esses homens que se foram agora não têm medo, se temessem, não teriam tido o gesto de heroísmo que tiveram na Antártica. Que o exemplo deles sirva para seus filhos, para a Marinha e para todos os brasileiros. Em nome do povo brasileiro, que está acompanhando tudo isso, quero prestar solidariedade à família e à Marinha do Brasil”, disse.
Bastante emocionado, o comandante da Marinha também relembrou a trajetória profissional exemplar das vítimas. Em uma breve manifestação, o ministro Celso Amorim reafirmou a disposição do governo em reconstruir a base brasileira na Antártica e retomar o programa científico. “Reconstruiremos a estação da Antártica também em homenagem a esses homens que tombaram no cumprimento do dever”, ressaltou o ministro.
O ministro solicitou também que Santos e Figueiredo recebessem o grau de comendador da Ordem do Mérito da Defesa, a mais importante condecoração concedida pelo Ministério da Defesa. Os militares também foram agraciados, pela Marinha, com a Medalha Naval de Serviços Distintos da Marinha e ambas as medalhas foram depositadas sobre os caixões das vítimas.
Na oportunidade, o almirante Moura Neto também formalizou a promoção do ex-primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos e do ex-suboficial Carlos Alberto Vieira Figueredo ao posto de segundos-tenentes.
Fonte:
Ministério da Defesa
28/02/2012 21:13
Artigos Relacionados
Militares mortos no Haiti são homenageados
Corpos de militares mortos na Antártica devem ser entregues nesta segunda às famílias
Defesa agracia militares mortos durante incêndio na estação brasileira na Antártica
Soldados brasileiros mortos em incêndio na Antártica recebem homenagem no Senado
Compromisso com reconstrução de base brasileira na Antártica é forma de honrar mortos em acidente, diz Inácio Arruda
Rodrigo Rollemberg lamenta morte de militares brasileiros na Antártica