Ministério abre atividades do mês de vacinação dos povos indígenas
Uma cerimônia bi-nacional no município de Alto Rio Solimões (AM) abriu as atividades do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, mobilização promovida pelo Brasil e países da América Latina e do Caribe para fortalecer o Programa Ampliado de Imunização na Região, sob a coordenação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). No Brasil, as ações são coordenadas pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde.
O foco da campanha será voltado para os grupos mais vulneráveis: crianças menores de cinco anos, mulheres em idade fértil e idosos. A meta é imunizar mais de 91 mil índios na Amazônia Legal. Ginna Tambini, Gerente de Saúde da Família e Comunidade da Organização Pan Americana da Saúde (Opas/OMS), destacou a importância da ação conjunta entre os países latinos. “As populações mais distantes e isoladas são foco dessa campanha. 2011 é um ano muito importante porque é a preparação para uma campanha de alcance mundial em 2012”.
A campanha envolve 25 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e 2.889 profissionais de saúde. A logística dessa vacinação é diferenciada, e abrange o uso de carro, barco, helicóptero e avião monomotor. A ação abrange 175 etnias e 1.286 aldeias espalhadas por nove estados. Serão investidos mais de R$ 5 milhões entre aquisição de insumos e imunobiológicos, logística e transporte.
Fonte:
Ministério da Saúde
27/04/2011 16:06
Artigos Relacionados
Seminário em Brasília inicia atividades do mestrado em sustentabilidade junto a Povos e Terras Indígenas
Representante dos povos Kaingang diz que Estado deve tratar com dignidade as diferenças dos povos indígenas
CDH debate situação dos povos indígenas
Brasília recebe fórum de povos indígenas
Brasília recebe fórum de povos indígenas
ONU discute política de proteção dos povos indígenas