CDH debate situação dos povos indígenas
A presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senadora Ana Rita (PT-ES), abriu há pouco debate do colegiado sobre a situação dos povos indígenas e os principais problemas que afetam essas comunidades. Solicitada pela própria senadora, a reunião marca o Dia Nacional do Índio, comemorado em 19 de abril.
Conflitos nas demarcações de terra, uma política de proteção aos territórios indígenas e as dificuldades de trabalho dos funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) devem dominar o debate desta quinta-feira (18).
A audiência pública acontece dois dias após cerca de 700 índios ocuparem o Plenário da Câmara dos Deputados para protestar contra a criação de uma comissão especial sobre terras indígenas. A comissão foi criada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição 215/2000, que dá ao Congresso Nacional poderes para demarcar terras indígenas, responsabilidade que hoje pertence ao Executivo por meio da Funai. A PEC é criticada pelos índios.
Para discutir o tema foram convidados Cleber Buzatto, secretário-geral do Conselho Indigenista Missionário (Cimi); Déborah Duprat, subprocuradora-geral da República; José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça; Otoniel Guarani Kaiowá representante da comunidade indígena Guarani-Kaiowá; deputado federal Padre Ton (PT-RO), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas; e Suzie Silva Vito, representante da comunidade Guarani, aldeia Jaguapiru (Dourados-MS).
A reunião está sendo realizada na sala 2 da Ala Nilo Coelho do Senado.
Mais informações a seguir
18/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Em audiência pública na quinta, CDH discutirá situação dos povos indígenas
Ministro da Justiça será convidado a discutir situação dos povos indígenas
MMA debate mudanças climáticas com povos indígenas
CDH debate direitos dos povos indígenas no Dia do Índio
Comissão debate direitos de povos indígenas e tribais regulados por Convenção da OIT
Avanços e retrocessos na luta dos povos indígenas nos 25 anos da Constituição são tema de debate