Ministério antecipa pagamento de benefício em Humaitá (AM)
Quase 1,5 mil idosos e pessoas com deficiência do município de Humaitá (AM) poderão sacar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir do primeiro dia útil do mês, segundo informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A medida valerá enquanto durar o estado de calamidade decretado pelo município, atingido por fortes chuvas.
Normalmente, o pagamento do benefício, no valor de um salário mínimo por mês, obedece a um calendário escalonado.
A antecipação do pagamento vai auxiliar a superação de vulnerabilidade social em casos de desastres naturais. São 912 pessoas com deficiência e 544 idosos pobres na cidade amazonense, com famílias que não têm condições de sustentá-los.
De acordo com a diretora de Benefícios Assistenciais do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Maria José de Freitas, embora as famílias tenham o auxílio de serviços socioassistenciais públicos, elas necessitam de outros recursos para despesas pessoais. "Uma calamidade fragiliza as pessoas, pois é um momento de imprevistos, como a perda de bens materiais. A antecipação do BPC é para auxiliar no enfrentamento dessas perdas."
Os beneficiários também poderão antecipar o valor de mais um benefício, entre 31 de março a 30 de maio, diretamente na rede bancária ou em seus correspondentes. O valor deverá ser ressarcido ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir de julho de 2014, em até 36 parcelas sem juros.
O MDS também prorrogou a validade das parcelas dos benefícios o Programa Bolsa Família nos municípios de Humaitá, Manicoré e Apuí. A medida visa garantir o saque das parcelas geradas às famílias beneficiárias na região, mesmo em momento posterior, sem que haja perdas financeiras.
Benefício
O Benefício de Prestação Continuada é um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de um salário mínimo ao idoso com mais de 65 anos e à pessoa com deficiência, desde que eles não possuam meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família. Para receber o benefício, a renda mensal da família deve ser inferior a ¼ do salário mínimo por pessoa.
A gestão do BPC é realizada pelo MDS e a operacionalização pelo INSS. Atualmente, são 3,9 milhões beneficiários do BPC em todo o Brasil, sendo 2,1 milhões pessoas com deficiência e 1,8 milhões de idosos pobres.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
19/03/2014 08:04
Artigos Relacionados
Famílias atingidas por chuvas em Roraima recebem pagamento do BPC mais cedo
Busca ativa procura 145 mil beneficiários
Pessoas com deficiência serão incluídas no Cadastro de Programas Sociais
Bolsa Família paga R$ 2,1 bilhões em dezembro
Benefício ao Idoso e à pessoa com deficiência
Bolsa Família paga R$ 2,1 bilhões em fevereiro