Pessoas com deficiência serão incluídas no Cadastro de Programas Sociais



Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) determinou que todos os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) deverão ser incluídos no Cadastro Único de Programas Sociais do Estado brasileiro.O BPC é um direito garantido pela Constituição para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência, de qualquer idade e sem condições para o trabalho. 


A medida foi publicada no Diário Oficial da União, por meio da Portaria nº 706, e com isso, serão incluídas mais de 2 milhões de pessoas que estavam fora do cadastro.


A partir de outubro, todas as pessoas que recebem o benefício deverão ser cadastradas no Cadastro Único. Atualmente, 3,3 milhões recebem o BPC em todo o País.


Para a diretora de Benefícios Assistenciais do MDS, Maria José de Freitas, a inclusão dessas pessoas no cadastro surge como mais uma maneira de acompanhar o beneficiário. “O cadastro amplia as informações do beneficiário e isso contribui para o processo de acompanhamento dele, sua inserção em serviços”, avalia Maria José.


Para obter o BPC, a renda familiar por pessoa deve ser inferior a um quarto do salário mínimo. O MDS reforça, no entanto, que o recurso é diferente de aposentadoria: para ser receber o BPC, a pessoa não precisa ter contribuído com a Previdência Social.



Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

 

24/09/2010 20:17


Artigos Relacionados


Pessoas em situação de rua podem ser inclusas no Cadastro Único de Programas Sociais

Mais 600 mil famílias devem ser incluídas em programas sociais no próximo ano

Protocolo garante acesso seguro no SUS a pessoas incluídas em Programas de Proteção

Presidenta sanciona lei que prioriza processos envolvendo pessoas incluídas em programas de proteção

Mutirão de documentação incluirá agricultoras no Cadastro Único para Programas Sociais

Cadastro Único dos programas sociais terá dados transmitidos pela internet