Ministério apresenta estratégia contra tráfico de pessoas



Nesta terça-feira (10) é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi instituída há 63 anos, em 1950, dois anos depois de a Organização das Nações Unidas (ONU) adotar a declaração Universal dos Direitos Humanos como marco legal regulador das relações entre governos e pessoas.

A Secretaria Nacional da Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ) comemora a data com a participação no Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH), que começa nesta terça-feira e segue até a próxima sexta-feira (13), em Brasília. Durante o Fórum Mundial, a SNJ/MJ divulgará as ações de mobilização para o enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Serão apresentadas as duas campanhas atuais que o Brasil promove para o enfrentamento ao tráfico de pessoas: a Campanha Coração Azul, da Organização das Nações Unidas (ONU); e a Campanha Mercosul Livre, que trata do tráfico de mulheres.

Serão discutidos os objetivos e os materiais das campanhas, além da atividades que já estão sendo desenvolvidas pelo país. A proposta, segundo secretário Nacional da Justiça, Paulo Abrão, é que outras instituições passem a auxiliar nas mobilizações em torno dos temas, propondo e empreendendo atividades, articuladas com a rede local de atendimento aos direitos humanos.

"Em matéria de direitos humanos não pode haver espaço para retrocesso, apenas para avançar. A juventude nas ruas exige mais direitos e os direitos humanos são a agenda privilegiada para atender às expectativas sociais", comentou Paulo Abrão.

Essa é uma atividade da coordenação tripartite da Polícia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que envolve o Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Direitos Humanos e Secretaria de Políticas Para Mulheres, e conta com o apoio do Unodc - Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes.

FMDH

O Fórum Mundial de Direitos Humanos é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, com o objetivo de promover um espaço de debate público sobre Direitos Humanos, no qual serão tratados seus principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos.

Acesse a página do FMDF para mais informações.

 Fonte:

Ministério da Justiça



10/12/2013 13:18


Artigos Relacionados


Ministério da Justiça debate tráfico de pessoas em Brasília

CPI do Tráfico de Pessoas apresenta relatório na quarta-feira

Saúde apresenta estratégia de vacinação contra HPV

Ministério da Justiça promove oficina de enfrentamento ao tráfico de pessoas

CPI do tráfico de pessoas apresenta propostas de alteração do Código Penal

Ministério contrata consultores para atuar no enfrentamento ao tráfico de pessoas