Saúde apresenta estratégia de vacinação contra HPV
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresenta nesta quarta-feira (22) a estratégia para incorporação da vacina contra HPV no Sistema Único de Saúde e a campanha de mobilização ao público alvo. A vacina, que previne contra o câncer de colo de útero, será aplicada gratuitamente em meninas de 11 a 13 anos em 2014 e, em 2015, será ofertada para meninas de 9 e 11 anos.
A vacina contra HPV que será distribuída no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no País. É o terceiro tipo de tumor que mais atinge as mulheres.
A cada ano, 270 mil mulheres no mundo morrem por conta da doença. No Brasil, 5.160 mulheres morreram em 2011 em decorrência da doença. Para 2013, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 17.540 novos casos.
Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses. E a terceira, 60 meses após a primeira dose (5 anos). Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses. E a terceira, 60 meses após a primeira dose (5 anos). Ela tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A vacinação será realizada nas escolas e postos de vacinação do SUS. Os pais que não quiserem que suas filhas sejam vacinadas na escola deverão assinar um Termo de Recusa.
O Ministério da Saúde orienta ainda que as mulheres dos 25 aos 64 anos façam anualmente o exame preventivo para verificar se há indício de HPV. Em 2012, foram 11 milhões de exames no SUS, o que representou investimento de R$ 72,6 milhões. Do total, 78% foram na faixa etária prioritária.
O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685, 4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.
Fonte:
18/02/2014 11:05
Artigos Relacionados
Saúde recebe empresas de vacinação para conhecer estratégia contra gripe A
Ministério apresenta estratégia contra tráfico de pessoas
Saúde: Secretaria Estadual da Saúde intensifica vacinação contra pneumonia
Ministério da Saúde estuda incluir vacina contra HPV em calendário de vacinação, mas é contra colocar medida em lei
Saúde: Julho é mês de vacinação contra hepatite B
Saúde: Julho é mês de vacinação contra hepatite B