Ministério da Agricultura identifica 1º caso da doença de mormo em cavalo no DF



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) notificou um caso de mormo em cavalo no Distrito Federal, o primeiro detectado no Centro-Oeste. O animal, criado em Sobradinho/DF, apresentou sintomas da bactéria da doença, em 22 de dezembro de 2009, e está isolado no Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (UnB). 

A partir da detecção deste caso, o trânsito interestadual e eventos com mulas, jumentos e cavalos ficam condicionados à apresentação de resultado negativo para a doença. Para evitar a disseminação do mormo no DF, o Serviço Veterinário Oficial realizou exames em quase 80 animais que tiveram contato direto com o cavalo contaminado, 12 deles ainda se encontram sob investigação. “O próximo passo é intensificar a vigilância clínica e epidemiológica nos equídeos que estejam em condições semelhantes ao animal identificado com a doença”, explica o coordenador-geral de Combate às Doenças do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Mapa, Guilherme Marques.      

O coordenador informa, ainda, que foram realizados vários exames, em laboratórios oficiais do Ministério da Agricultura, e testes a campo até a confirmação da doença. “O mormo nunca havia sido detectado na região e não havia comprovação de vínculo epidemiológico do cavalo doente com animais da região que registra casos de mormo no País”, explica. Médicos do serviço veterinário oficial vão comparar o vínculo dessa bactéria com outras identificadas no Brasil, por meio do sequenciamento genético.

Fonte:
Mistério da Agricultura



12/08/2010 02:43


Artigos Relacionados


Agricultura: Secretaria Estadual da Agricultura encaminha ao Ministério Público caso de falsa autori

Embrapa identifica nova doença de urucum em Rondônia

Arthur Virgílio propõe aposentadoria em caso de doença adquirida no serviço

Ministério da Saúde vai monitorar a doença chikungunya no País

Ministério da Saúde compra novo medicamento para doença de Gaucher

Novo status do País em relação à doença da vaca louca reabrirá mercados, diz ministério