Ministério da Cultura - Anna Maria Buarque de Hollanda



Anna Maria Buarque de Hollanda nasceu em 12 de agosto de 1948 em São Paulo. É filha de Maria Amélia e do historiador e sociólogo Sérgio Buarque. Tem seis irmãos, quatro cantores - além dela, Chico Buarque, Miúcha e Cristina. Sua casa era freqüentada por figuras intelectuais e artistas – pessoas como Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira e Oscar Niemeyer.

Anna de Hollanda sempre trabalhou na área artística. Atuou como vocalista em grupos e em gravações de Toquinho, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, entre outros.

Além de cantora e compositora, trabalhou como atriz em musicais, em artes plásticas, com produção e gerenciando projetos.  Depois de participar de especiais e shows, gravou o primeiro de seus discos, "Ana de Hollanda", em 1980

Como gestora pública, foi Secretária de Cultura em Osasco, SP. Em 2003 mudou-se para o Rio de janeiro, para assumir o cargo de diretora do Centro de Música da Fundação nacional de Artes (Funarte), onde permaneceu até 2006.

Além de coordenar o processo de criação da Câmara Setorial de Músical, foi figura chave na retomada do Projeto Pixinguinha, e em várias ações importantes para a música de concerto, orquestras, bandas e edições da área. Logo depois foi vice-presidente do MIS  (Museu da Imagem e do Som), da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.



21/12/2010 19:15


Artigos Relacionados


Senadores pedem a Ana de Hollanda descentralização da cultura

Ana de Hollanda: vale-cultura e Procultura são prioridade

HOLLANDA QUER INCENTIVO À CULTURA DE ALGODÃO

HOLLANDA ELOGIA INCENTIVOS DO GOVERNO À CULTURA

JOEL DE HOLLANDA DESTACA ATUAÇÃO DO MINISTRO DA CULTURA

Ana de Hollanda participa do Prêmio Mais Cultura Patativa do Assaré