Ministério da Defesa discute operação para Copa no Paraná



Curitiba recebeu, nesta semana, o representante do Ministério da Defesa, José Carlos de Nardi, que é chefe do Estado Maior das Forças Armadas, para discutir a operação e o planejamento da cidade para a Copa do Mundo. O general do Exército destacou que efetivo de contingência estará disponível nas sedes da Copa do Mundo para atuar em situações extremas. A Polícia Militar informou o estágio atual da instalação do Centro de Comando e Controle Integrado (CCCI). Os centros móveis já estão no pátio da corporação.

“Estaremos preparados com uma Força de Contingência, mas somente vamos utilizá-la em situação extrema, no caso da decretação da operação de Garantia da Lei e da Ordem”, afirmou o general Carlos de Nardi. “No setor de Segurança Pública estaremos atuando em parceria com a Comissão Estadual da Segurança Pública e Defesa Civil (Coesge), do ministério da Justiça”, concluiu.

O presidente da Coesge do Paraná, delegado da Polícia Federal Flúvio Garcia, fez um relato do trabalho que vem sendo executado no estado. “Estamos trabalhando com milhares de protocolos nesta programação da Copa, envolvendo mais de trinta setores importantes dos órgãos de segurança pública. Vamos agora fazer as reuniões decisivas de finalizações e partir para as simulações na prática”.

O capitão da Polícia Militar, Ivan Ricardo Fernandes, apresentou um panorama atual do Centro de Comando e Controle Integrado. “Já estamos na parte final da montagem do CCCI, quando teremos 48 posições, cada uma com um representante das Forças de Segurança, atuando com informações online, em tempo real”, informou.

O coordenador-geral da Copa do Mundo 2014 no Paraná, Mario Celso Cunha, falou sobre os Centros de Treinamento no interior, os quais também estarão incluídos no planejamento, além de lembrar sobre a preocupação com os seguranças da vigilância privada. “Nós vamos precisar de cerca de dois mil stewards para a sede de Curitiba e até agora somente 90 deles estão qualificados para este trabalho no estádio e nos hotéis. Todos precisam passar por cursos especiais, além de já serem vigilantes, necessitando de mais 50 horas de capacitação para grandes eventos”, explicou.

O coronel da Polícia Militar, Milton Fadel, presidente da Câmara Temática de Segurança do Paraná, informou que os dois caminhões do Centro de Comando Móvel já estão no pátio da PM, à disposição dos militares, para treinamentos. "Trata-se de uma ferramenta da mais alta tecnologia, que será muito importante para apoio em locais como estádio e fan fest”.

Fonte:
Portal da Copa



27/11/2013 18:22


Artigos Relacionados


Receita, PF e Ministério Público fazem operação no Paraná para combater fraudes no IR 2012

Encontro nacional discute defesa sanitária no Paraná

Reunião em Cuiabá discute defesa do consumidor na Copa

(Flash) - Defesa Civil do Estado discute Operação Verão 2000/2001

SENADO DISCUTE ADEQUAÇÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA À CONSTITUIÇÃO

SENADO DISCUTE ADEQUAÇÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA À CONSTITUIÇÃO