Ministério da Justiça organiza ações de segurança para sorteio da Copa de 2014



O Ministério da Justiça vai organizar ações de segurança para o sorteio dos grupos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, que acontece neste sábado (30), às 15h, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o futuro secretário de Grandes Eventos, José Botelho, e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, estarão presentes à cerimônia do sorteio.  

A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, ainda em fase de criação, articulou-se com a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro e outros órgãos federais para os trabalhos de segurança do Preliminary Draw, modelo que será seguido com todas as 12 cidades-sede dos jogos. Cerca de mil policiais federais, rodoviários federais, militares e civis, guardas municipais, bombeiros militares e agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CETRio) estarão envolvidos com o evento.  

O planejamento de segurança para o sorteio das eliminatórias será uma espécie de aquecimento para o trabalho da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. Ligada ao Ministério da Justiça, a secretaria será criada por decreto nos próximos dias, mas parte da equipe já esta envolvida no trabalho e atuou, por exemplo, como observadora nos Jogos Mundiais Militares, encerrados no último domingo (24).

No sorteio, serão utilizadas táticas antiterrorismo e patrulhamento marítimo em torno da Marina da Glória. O aeroporto Santos Dumont também ficará fechado das 14h às 18h por questões de segurança.

Se houver necessidade, os grupos de controle de distúrbios civis da PM e da PRF estarão de prontidão. Os pelotões de operações especiais da PF, PM e Polícia Civil também estarão a postos em casos de incidentes químico, biológico, radiológico, nuclear e/ou explosivo.

Os deslocamentos das autoridades serão acompanhados por câmeras de alta definição monitoradas pelo Centro de Comando e Controle, instalado na Marina da Glória. O centro coordenará a ação de todas as forças de segurança envolvidas na operação, e cada cidade-sede da Copa do Mundo terá um Centro de Comando e Controle semelhante.

Cerca de 4 mil pessoas, entre autoridades da Fifa, das federações de futebol, convidados, jornalistas e pessoas que trabalharão no evento estarão na Marina da Glória no sábado. Antes disso, na sexta-feira (29), haverá um jantar oferecido pela Fifa às autoridades no Píer Mauá, zona portuária do Rio. Na ocasião, já estará em funcionamento o esquema de segurança previsto para o sorteio do dia 30.


Fonte:
Ministério da Justiça



29/07/2011 19:35


Artigos Relacionados


Governo confere segurança para sorteio da Copa 2014

Resolução integra ações de segurança para a Copa do Mundo de 2014

Ministério da Justiça começa a definir ações para proteção consumidor na Copa

Ministério da Justiça começa a definir ações para proteção ao consumidor na Copa

Ministério da Justiça libera R$ 36,6 milhões para ações de segurança pública nos municípios

Secretaria Executiva assume coordenação das ações da Copa 2014 no Ministério do Esporte