Ministério da Justiça regulamenta Diretório Nacional de Marcas



Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (6) resolução que regulamenta o Diretório Nacional de Titulares de Marcas – base de dados sob a gestão do Ministério da Justiça com informações sobre as marcas mais sujeitas a falsificações, de acordo com o registro do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). O objetivo é resguardar o direito dos proprietários destas e outras marcas e evitar a pirataria.

A gestão do diretório ficará a cargo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP) do Ministério da Justiça. O acesso aos dados será feito exclusivamente por servidores públicos de órgãos que atuam no combate aos delitos contra a propriedade intelectual e à sonegação fiscal dela decorrente.

Entre estes profissionais estão integrantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Ministério Público Federal, ministérios públicos dos estados e do Distrito Federal, secretarias de Segurança Pública estaduais e institutos de Criminalística dos estados e do Distrito Federal.

O cadastramento no diretório será feito após o preenchimento de um formulário no site do CNCP, que deverá ser impresso e apresentado na Secretaria Executiva do conselho, em Brasília, com as informações das marcas registradas no Inpi.

A portaria, que entrou em vigor nesta sexta, foi assinada pela secretária-executiva e presidente em exercício do CNCP, Ana Lúcia Gomes Medina.


Fonte:
Ministério da Justiça



06/05/2011 21:17


Artigos Relacionados


Ministério da Justiça divulga recall de duas marcas de automóveis

Ministério da Justiça regulamenta política de segurança na fronteira

Ministério da Justiça regulamenta procedimentos da Secretaria de Direito Econômico

PMDB quer chapa única para diretório nacional

João Pedro comunica decisão do Diretório Nacional do PT sobre reforma política

PROJETO DE CAFETEIRA ISENTA DIRETÓRIO NACIONAL DE PARTIDOS PUNIDOS EM NÍVEL REGIONAL