Ministério da Saúde lança cartilha sobre uso racional dos remédios



O Ministério da Saúde lançou durante o V Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica, o Formulário Terapêutico Nacional 2010. A edição atualizada da publicação é um manual de uso de 343 medicamentos disponíveis gratuitamente na rede pública e utilizados no tratamento das doenças que mais atingem a população. O formulário orienta sobre indicações, contra-indicações, cuidados na administração, efeitos adversos e até mesmo sobre o armazenamento dos produtos. 

“Essa é uma importante ferramenta que, ao orientar os profissionais e gestores de saúde para a adequada prescrição, contribui para o uso racional de medicamentos, que significa a oferta do produto apropriado às condições clínicas do paciente, na dose e no tempo correto de uso”, explicou o diretor de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior. Segundo ele, o formulário também contribui para a melhoria do padrão de atendimento aos usuários e na otimização dos gastos públicos com assistência farmacêutica. 

Os 60 mil exemplares do Formulário Terapêutico Nacional 2010 lançado nesta terça-feira (14) serão distribuídos às equipes da Estratégia Saúde da Família, gestores estaduais e municipais de saúde, entidades representativas da área médica e farmacêutica, faculdades de Farmácia e unidades do programa Farmácia Popular. 

Essa é a segunda edição do formulário. A primeira, com 40 mil exemplares reproduzidos, foi lançada em 2008. Os medicamentos relacionados no livro são os mais utilizados pela população, como antibióticos, antiinflamatórios e medicamentos para diabetes e hipertensão. Eles estão na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), atualizada a cada dois anos e cuja última edição foi publicada em maio de 2010. 


Fonte:
Ministério da Saúde



15/12/2010 10:39


Artigos Relacionados


Saúde: Congresso discute distribuição de remédios de forma econômica e racional

Prêmio vai escolher melhores estudos sobre uso racional de remédios

Magno Malta critica cartilha do Ministério da Saúde sobre drogas

Magno Malta critica cartilha sobre drogas do Ministério da Saúde

Ministério da Saúde premia boas ideias para incentivo ao uso racional de medicamentos

Experiências no uso racional de remédios são premiadas