Ministério das Comunicações quer levar telefonia 3G para áreas rurais



Como parte das metas do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), o Ministério das Comunicações pretende usar a faixa 450 MHz para levar telefonia 3G, que permite o tráfego de dados em alta velocidade às áreas rurais e remotas do País.

Segundo técnicos, como a freqüência de 450 MHz é utilizada pela Polícia Federal, as negociações com o Ministério da Justiça vão permitir a liberação dessa faixa e a migração dos serviços para uma nova frequencia. Para tanto, no Orçamento Geral da União estão previstos R$ 70 milhões que serão utilizados na adequação dos equipamentos para a nova faixa.

“O ministro das Comunicações deverá propor ao da Justiça que a faixa seja liberada para que no final deste ano, no máximo no início do próximo, possa começar a consulta pública para a licitação da faixa e ela possa entrar em funcionamento em meados de 2012”, explica o secretário executivo do ministério, Cezar Alvarez.

O secretário lista as vantagens da utilização da frequência de 450 MHz, a qual permite maior alcance, menor quantidade de torres e consequentemente menor custo. Ele também acrescenta que a faixa para a qual a Polícia Federal migrará, vai permitir a operação na freqüência de padrão mundial, o que significa acesso a tecnologias mais avançadas e facilidade de atuar em conjunto com a polícia de outros países.

 

Fonte:
Ministério das Comunicações



13/01/2011 15:49


Artigos Relacionados


Empresário indiano diz que pode levar banda larga e telefonia celular a áreas rurais

Levar telefonia e banda larga para o campo é levar cidadania, afirma Walter Pinheiro

SP quer levar mediação para áreas de vulnerabilidade social

Saúde pública quer levar mais médicos para áreas remotas do País

Mesquita Júnior quer capacitação para jovens de áreas rurais

Serys quer ampliar incentivo fiscal para áreas rurais preservadas